quinta-feira, outubro 27, 2005

Caminhar no espírito?

“O homem tem desejo, ânsia ardente de tudo o que é belo, bom, verdadeiro. Anseia o absoluto, deseja a perfeição; sente-se inquieto ou temeroso quando não caminha para esse ideal. […] Ora, esta ânsia do homem pode ficar frustrada, dando origem ao fracasso, ao esgotamento, à sensação do «nada». E esta profunda frustração, normalmente, resulta na busca insaciável de prazeres e satisfações, para tentar preencher o vazio. […] Por vezes toma-se o mal por bem, vê-se no menos bom já uma realização, entende-se mal as normas, os princípios, as leis. […] Só alguém cuja vontade […] está moldada, forte e dinâmica, pode dizer: «eu quero, eu desejo, é minha determinação». […] E se é verdade que o «afectivo é o efectivo» e vice-versa, ou seja, que só somos eficazes quando o nosso afecto se compromete a sério, então, precisamos de equilibrar as emoções, para que elas não nos atraiçoem, não nos conduzam ao abismo. Se quanto mais efectivamente comprometidos, mais e melhor realizamos uma obra, levamos por diante um empreendimento, também quanto mais os nossos afectos forem purificados, as emoções encaminhadas, as paixões conduzidas para a perfeição, tanto mais crescemos […] e tanto mais nos desenvolvemos a nível humano.”
Dário Pedroso

E como diz um grande amigo meu que hoje me voltou a tocar no coração com as suas palavras simples, é assim que, dia-a-dia, devemos ir percorrendo o nosso caminho para a santidade. =)

“No ser humano há paixões, há emoções há um contínuo paradoxo de luta, de busca de equilíbrio sem o qual não há harmonia nem desenvolvimento”
Dário Pedroso

Onde é que cada um de nós encontra o verdadeiro equilíbrio? Eu penso que sei resposta. Pelo menos penso que sei a minha. É talvez essa resposta que vou tentando passar aos poucos neste nosso blog. E cada um sente a sua resposta com o coração, não é?