sexta-feira, outubro 14, 2005


















Como vocês sabem, eu simplesmente adoro o Calvin e o humor dele. Acho fantástica a forma como ele vive no seu mundo de fantasia e de sonho, e fantástico o seu raciocínio inabalável.
Coloco estas tiras hoje porque, depois de uma das conversas que tive, dei por mim a pensar um pouco nas diferentes formas que existem de olharmos para o mundo. Nas diferentes formas como podemos interpretar os mesmos acontecimentos e nas formas como nos podemos posicionar e comportar diante deles.
O que eu nunca tinha pensado é que essas formas podem também depender da forma física como, para nós, o mundo se apresenta. Todos sabemos que há quem veja bem e quem veja mal, quem tenha de usar óculos por ter a vista cansada ou mesmo quem não tem a possibilidade de ver. E será que para todas essas pessoas tudo se apresenta da mesma forma? Será que todos temos a mesma noção das distâncias? Será que, por exemplo, todos vemos o azul da mesma cor? Ou apenas chamamos todos azul a diferentes cores que vemos, porque foi como nos ensinaram em pequenos quando, ao apontarem, nos diziam que era o nome da cor que víamos e que, no fundo, pode ser uma cor diferente…
Não devem estar a perceber o sentido deste texto, mas foi quase isso que me contaram esta tarde poder acontecer. Falaram-me duma forma diferente de percepcionar o mundo na sua forma física e de uma forma diferente de o interpretar que dela advém. Uma forma desvantajosa que faz com que esta dualidade entre num ciclo vicioso que pesa e desgasta quando se compara com o aparentemente normal, que faz desequilibrar até do ponto de vista psicológico…
Se calhar é uma barreira que funciona como se existisse uma outra dimensão. Uma dimensão que pode fazer com que as pessoas que o enxergam fisicamente de forma diferente nunca se encontrem completamente, tal como duas rectas paralelas que por mais que andem lado a lado, nunca se encontram.
Até que ponto nos distanciamos uns dos outros por isto? Até que ponto apenas nos rodeamos daqueles que vêm realmente a mesma cor azul que nós?

[Fiquei confuso, tal como o texto deve estar. Penso que qualquer um ficaria. Mas também faz parte! Só sei que não gosto de andar em linhas paralelas. =)]