sexta-feira, junho 24, 2005

A TUA colaboração para o estudo genético dos AVCs

E que tal fazer-vos hoje um pouquinho de publicidade?
Para além de achar que a causa é justa, ela faz-me também esboçar um sorriso, não fosse ela o meu projecto de trabalho. =)
Aqui vai:



Ou seja:
Como muitos de vocês sabem, os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) representam a principal causa de morte em Portugal. Além disso, o défice neurológico e a incapacidade física que provocam têm elevados custos sócio-económicos para o nosso país.
Sabe-se que os AVCs resultam da interacção de factores genéticos e ambientais, mas a maioria dos factores genéticos associados permanecem desconhecidos.

É para a identificação destes factores genéticos que estamos empenhados a trabalhar no Instituto Gulbenkian de Ciência em colaboração com vários hospitais portugueses, utilizando a mais avançada tecnologia. Só precisamos agora da TUA colaboração.

Estamos a convidar pessoas que já tiveram um AVC e que têm também um familiar vivo afectado por um AVC para participar neste estudo científico. Os interessados em participar apenas terão de nos contactar e deslocar-se depois uma única vez a um hospital que indicaremos, a fim de responder a um breve questionário e proceder à recolha de uma amostra de sangue.

Pedimos também que ajudes a divulguar a mensagem.

Embora a tua participação possa não te trazer benefícios imediatos, o conhecimento que este estudo gerar poderá, um dia, vir a beneficiar-te a ti, à tua família ou a outros.

Obrigado!

[ Se quiserem podem vivitar os nossos sites: ttp://www.igc.gulbenkian.pt e http://www.igc.gulbenkian.pt/sites/soliveira/]Posted by Hello

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Oi Ti,
Sabe, minha avó materna, fez um exame de ultrasonografia de carótidas e foi constatado que havia uma obstrução de quase 80% , o que fez com que em março ela se submetesse a um exame de angiografia , com a colocação de um estente ,pq havia grande risco dela vir a ter uma AVC.
Minha avó é portuguesa tem 79 anos e há 7 anos atras fez cirurgia de coração (safena e mamárias), desde então há sempre um cuidado muito grande do médico com relação a prevenção de uma AVC, pq segundo ele, geralmente quem faz cirurgia de coração tem uma maior probabilidade de ter AVC.
Ela ainda tem uma pequena obstrução de 30% na carótida do lado esquerdo, porém por enquanto o médico está controlando com medicamentos.
Não sei se posso te ajudar com alguma coisa, mas se precisar de algo p/ a sua pesquisa como laudos, exames, etc; é só me pedir.....
Acho muito importante esses estudos, para prevenção das doenças, visto que tenho meu caso como exemplo:tenho 1,63 de altura, peso 48kg e tenho um colesterol muito elevado p/ minha idade, mesmo mantendo uma vida saudavel.Fui obrigada pelo médico a fazer exercícios físicos , já que nem sou obesa e tenho uma alimentação razoavel, tirando os doces.....(risos....);para evitar de tomar medicação .
Bom chega de tomar seu tempo.bjos e boa sorte com a pesquisa, a vc e a Dr Sofia.

2:14 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home