domingo, fevereiro 19, 2006

Pequenos encontros















Neste fim-de-semana que está agora prestes a terminar, tive mais uma vez a oportunidade de reunir tantas das pequenas coisas que mais me fazem sorrir, me inspiram e me preenchem. Passei-o com os meus amigos 3Nós, em Santa Cruz, bem perto do mar. Todos juntos, de manhã à noite, sorrimos, brincámos, passeámos, conversámos, comemos, reflectimos, partilhámos, rezámos. Foi mais um retiro que me marcou e que me fez crescer, e mais um que nunca irei esquecer. Pelos seus momentos inesquecíveis…
Um deles fui eu que tive o prazer de preparar:

“Hoje, nesta noite especial em que estamos mais uma vez juntos, gostava de poder proporcionar um momento um pouco diferente. Gostava de fazer algo diferente daquilo que fazemos mais vezes nos nossos dias, que fuja da sua correria, e que seja calmo e sereno para que possamos pensar um pouco e reflectir.
No dia a dia, andamos todos sempre tão depressa, pensamos todos sempre tão rápido, falamos tantas vezes a atropelar as palavras. Há tanta energia em nós que sentimos necessidade libertar que parece que a toda a hora, minuto a minuto, a queremos deixar extravasar. E sei como é tão bom faze-lo quando estamos todos juntos, assim, acolhidos na nossa cumplicidade. É tão boa a excitação com que ficamos ao sentirmo-nos reunidos mais uma vez, ao reunirmo-nos de novo numa casa acolhedora diferente da habitual. É tão boa a excitação de podermos festejar e festejar repetidas vezes esta vida que Deus nos deu e que vamos conseguindo viver tantas vezes de uma forma tão harmoniosa.
Uma harmonia que devemos deixar acontecer em Nós e que se reforça, sempre que nos permitimos, por momentos, de tempos em tempos, talvez até 15 min por dia, que ela surja enquanto reflectimos, das nossas vivências e dos nossos encontros. E, nestas alturas, torna-se tão bom e tão importante o nosso encontro também com Ele.
Um Ele que foi como nós, que cresceu como nós, que amou como nós. Que trabalhava, que dormia, que descansava, que comia e bebia, que sorria e que chorava. Um Ele tão igual a nós e que, como tu, me tocou fundo no coração. Não pelas brincadeiras e pelas partilhas, pois não as pudemos ter juntos. Não pelas aventuras que vivemos, nem por me ter ajudado com palavras amigas e sinceras nos meus momentos mais difíceis, como tu. Mas porque falou a todos os que se cruzaram com Ele com amor, com respeito, com amizade, com aquela ternura que me comove ver, que é boa de sentir e que nos faz sentir gente com valor e gente igual à gente que nos rodeia.
E foi de certo porque tocou a tantos como a mim, tal como a ti, que eu pude sentir o seu toque também, tanto tempo depois. E ao senti-lo sou mais feliz a cada dia que passa, vejo cor onde tantos vêem a perto e branco, dou valor ao que tantos nem sequer reparam existir. Consigo fazer, como tu, que tantos mais esbocem sorrisos também, que gostem de mim por aquilo que Ele nos ensinou a ser.
No entanto, mesmo sabendo disso, tu e eu, tantas vezes nos esquecemos da Sua presença. Tantas vezes nos esquecemos de pensar no que Ele nos aconselharia a fazer quando tomamos as nossas decisões, tantas vezes podíamos ser melhores do que somos se nos lembrássemos mais, se permitíssemos que Ele fosse em nós uma presença mais constante.
Dizem que é normal que isso assim aconteça, que faz parte da nossa condição. Mas penso que é por isso que, tantas vezes quantas o esquecimento e a distracção tomarem conta de nós, devemos, de novo, voltar a parar um pouco, por momentos, de tempos em tempos, talvez até 15 min por dia, para nos voltarmos a lembrar do conforto que é sentir aquilo que Ele nos diz aos nossos corações, para encontrarmos a nossa harmonia nas palavras d’Ele e com Ele.
É isso que gostava de fazer hoje. Independentemente de tudo. Independentemente dos sorrisos que esboçaste e das lágrimas que deixaste cair. Independentemente de pensares como eu ou não. Proponho-te que penses no que Jesus é para ti, e naquilo que o que Ele nos disse te faz sentir.
No teu refúgio, no silêncio do teu coração onde te podes encontrar também contigo mesmo, como pensas que Ele te tem tocado até hoje? Qual é a importância d’Ele para ti? Quanto é importante para ti seguires os seus passos e como o tens feito?
O meu ideal seria sermos, tu e eu, como Ele…
Não neste ou naquele pormenor que todos julgam mais importante, mas em tudo…”
São pequenos encontros com os amigos, são pequenos encontros com Jesus. São encontros que nos fazem crescer e esboçar sorrisos profundos. São pedaços da presença constante de Deus em Nós. Ele é o meu projecto constante, aquele que nunca me faz parar de sonhar.
Sorrisos!

1 Comments:

Blogger Dri said...

Ti!
Apesar de não me sentir tocada pelas músicas do filme...acho que conseguiste agitar meu pensamento! este fim de semana foi muito importante para mim, deu-me mais força!Tu és um exemplo.E isso é um porto seguro...és um amigo(com tudo o que esta palavra quer dizer verdadeiramente)obrigada por Ti!E se Jesus nos deu esta graça de sermos todos amigos assim...aproveitemos para aprender com a "especialidade" de cada um : )
sorriso para ti

9:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home