sábado, fevereiro 04, 2006















E é na sequência do post anterior, por falar nas mensagens que me tocam e que procuro ao longo dos meus dias viver e transmitir, que vos deixo hoje mais um pequeno texto que encontrei, por acaso, enquanto deambulava entre blogs de amigos meus, faz hoje aproximadamente um mês.
Lembro-me que ao lê-lo, identifiquei-me imediatamente. Identifiquei-me com a sua mensagem, com a forma como está escrita, como o sonho que tem a pessoa que o escreveu. E é por esse motivo que quero aproveitar hoje a oportunidade de o partilhar com vocês.
Um texto que também fala de tanto que temos guardado em nós e que está nas nossas mãos. Um texto para quem ousa acreditar, para quem respeita e ama, para quem olha para o mundo como o reflexo daquilo que cada um de nós constrói nele. Porque se apenas o facto de existirmos o altera, está no nosso ser altera-lo da forma mais bonita:

“É tão grande, tão incomensuravelmente grande e complexo, que nos parece impossível mudá-lo. Somos afinal, tão incomensuravelmente pequenos quando nos comparamos com ele que nos custa a acreditar que um mínimo gesto faça a diferença.
Além disso, ele gira sozinho, não foi sempre o que ouvimos dizer? Que o mundo gira imparável, fora de nós e em torno do seu próprio eixo e que nos temos de deixar ir sem oferecer resistência, passando pelas estações como quem está de viagem, seguindo o trilho do tempo, medindo os dias que acabam, contando os dias que faltam, somando experiências.
Pois eu acho que não é assim. Acho que nós e o mundo somos o mesmo, ambos incomensuravelmente grandes, ambos incomensuravelmente pequenos, os dois de viagem pelo universo, pulsando, muito mais do que medindo, na velocidade da luz da nossa existência. Por isso acredito que mudamos o mundo de cada vez que respiramos, mudamos o mundo de cada vez que nos mexemos, mudamos o mundo sempre que olhamos para ele, mudamos o mundo, essencialmente, quando pensamos no que queremos que ele seja.
Mas ainda nos custa, não é? Ainda nos custa a acreditar que o mundo possa efectivamente mudar apenas por decidirmos pensá-lo de outra maneira… Que tal experimentar? Que tal parar de dar voltas e voltas, parar de girar por girar em torno do eixo do mundo e descobrir, em vez disso, o ponto central que nos redimensiona no espaço e no tempo? E de novo seguirmos viagem, agora sabendo que até o mais ínfimo gesto faz a diferença.”
Inês de Barros Baptista

E é ao faze-lo que sorrimos. É ao faze-lo que tornamos cada um dos nossos dias especial e não apenas uma sequência de dias que passam por nós sem sentido, enquanto nos desenrascamos. É essa vontade que grita no coração, que nos inquieta e que nos leva a agir e a viver que, definitivamente, nos redimensiona no espaço e no tempo.
Está em cada um de nós o poder de encher o mundo de pequenas contribuições! =)

2 Comments:

Blogger Tiago Krug said...

Joaninha, Tu!
Que comentário, que conforto, que certeza, que alegria!
Tu, talvez melhor do que qualquer um, sabes como sinto o que escrevo e com que ansia desejo cumpri-lo.
Tu, talvez melhor do que qualquer um, conheces os meus sonhos e as cores com que os pinto.
Tu, talvez melhor do que qualquer um, tens-me ouvido e ajudado, entre as minhas certezas fortes e as minhas dúvidas comuns, a formar aquilo que eu sou e, portanto, também aquilo que escrevo
Conheces-me as incertezas, os medos, as alegrias, os sorrisos, a minha tendência para a brincadeira e para os nossos frequentes disparates saudáveis.
E deve ser por isso que estas palavras que me deixas me tocaram hoje tão fundo. São elas hoje que me fazem sentir ser ainda mais feliz.
E se é tão bom e um sorriso tão profundo, como tu sabes, perceber que para além do nosso círculo de amigos, existe quem também pensa como nós, nos compreende e se identifica, por fazer sentir que não pára em nós o que de mais profundo sentimos, é ainda mais profundo o sorriso que esboço ao ouvir-te dizer que na nossa cumplicidade de partilhas vividas de igual para igual, te ajudo também sonhar com as mesmas cores, ao meu lado.
Uma fé que eu sei também que tens e que ajuda a mim a crescer mais seguro dos meus sonhos...
Quero que sintas também o meu carinho, a minha admiração, o meu agradecimento e a minha Amizade!
Sinto de forma tão confortante os meus simples e pequenos gestos darem frutos. É tão certo para mim que o mundo e a nossa vida são para nós o que nós lhe oferecemos com a força da nossa força e determinação.
Que o mundo continue sempre a pular e a avançar, que esta cadeia de um mundo de cor azul cresça cada vez mais forte e que eu continue a sentir tão certa a nossa Amizade!
Obrigado, por Tu!

12:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A vossa Amizade comove-me...
Sou a vossa fã nº1!!!
Beijinhos

9:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home