terça-feira, fevereiro 07, 2006

Pequenos carinhos















E continuando a falar do que é pequeno, mas que dá sabor à vida, hoje lembrei-me de algo que na minha, felizmente, tem sido tão presente e constante. Pequenos carinhos, que também se recebem e se dão. Ao recebê-los, fazem-nos sentir queridos, fazem-nos sentir ter valor, levantam-nos a auto-estima e enchem-nos para que os possamos devolver e espalhar. Ao dá-los, compreendemos o que é a cumplicidade, o que é a amizade e o que é o amor.
E é também essa cumplicidade, essa amizade e esse amor que hoje me fazem colocar a foto que vos deixo. Uma foto de pequenos carinhos que comecei a receber desde pequeno, que me acompanham até hoje e que tento sempre que posso, da minha forma discreta meia que gritada nos bastidores, retribuir. Uma foto de pequenos carinhos dos avós que nos deixam sorrisos que nos marcam para sempre e que relembramos nos nossos dias, mesmo que sem dar conta, junto dos ensinamentos que nos deixam.
Pequenos carinhos de vidas tantas vezes regidas pelos mesmos valores que defendemos e que, ao contrário das nossas, têm tantas e tantas experiências para contar.
Hoje, é o dia do 76º aniversário da minha avó Adelaide. Uma avó, uma amiga, uma companhia, uma presença certa que me acompanha, que associo ao valor que dá às pequenas lembranças e aos pequenos gestos, e que me lembra sempre, pelas suas histórias, como é importante lutarmos pelos nossos sonhos e objectivos ao longo da nossa vida, mesmo quando às vezes parecem haver tantas barreiras e limitações.
Ao vê-la, como na foto, lembro-me como sorri com as nossas visitas surpresa, com as nossas maluquices e brincadeiras. Lembro-me como participa delas. Lembro-me como dá significado e valor ao que é ser família, como isso a alegra e como o demonstra com o brilho com que fica no olhar, e lembro-me de tantos pequenos carinhos que me fez e que são já parte de mim. Lembro-me da oração que me deu faz tantos anos, que rezo todos os dias desde que aprendi a ler e que já rezei também com os meus meninos da catequese; de tantas palavras que tantas vezes me disse baixinho junto ao ouvido; da minha primeira Bíblia que me deu quando fiz o meu Crisma; dos meninos Jesus que me deu em diferentes Natais e que cresceram dentro de mim, ao mesmo tempo que completam a minha colecção; dos pijamas quentinhos em que me acomodo nas noites frias de Inverno antes de ir dormir; da vieira que me deu há tão pouco tempo para completar o cajado que arranjei com os meus amigos 3Nós, de quem ela também demonstra tantas vezes que gosta, na nossa primeira caminhada até Santiago de Compostela. Lembro-me de tantos, tantos outros pequenos carinhos…
Pequenos carinhos que me acompanham e que me fazem viver, com ela, no coração.
Parabéns Avó por mais este ano e por mais a festa linda que acabámos de ter e de fazer!
É tão bom sentir a mesa cheia de gente, de família, e de sorrisos tão unidos, pueris e sinceros.
É a vontade d’Ele viva em nós.
Beijinhos!

[Quanto à foto, continuo igual, não continuo? =) Lindo! =P]

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Opáááá.. tu até já foste muuuiiitooo fofinho... Agora é k enfim... és engraçadito e tal... mas pronto, ninguém é perfeito... :P

11:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Amigo,
nem sabes como fico feliz por, desta vez, não te preocupares em não surpreender com este post ;)

Sei bem a importância que os avós têm nas nossas vidas e como é incomensurável o amor que temos por eles. Se ser avô é ser pai duas vezes, então ser neto é assim uma espécie de "amor aos pais vezes dois" :)
Não há palavras que descrevam o sabor da sopa da avó, o quentinho da camisola que nos fez, o sossego que o seu conselho nos deu, o cheiro da sua casa ou a paz do seu sorriso.
Que consigamos passar aos nossos netos o tamanho do amor que sentimos pelos nossos avós.
Os avós são a melhor coisa do mundo!
Para a avó do Tiago, um grande beijinho pelo neto que tem :)
Mari

11:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sniff... sniff... k palavras tão bonitas Mari... :)

8:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois é, vejo que desde de bebé, vc já gostava de máquina fotográfica!!!!!!!!!!Como sempre, vc tem toda razão de homenagear sua avó, afinal, não são eles nossos pais tb, com a diferença que dificil/e nos dão broncas!!!!!!!!!Na casa da avó pode tudo!!!!!!!!!!!!!!bjos

3:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home