segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Pequenos símbolos

















Ontem, entre os diversos momentos inesquecíveis que rechearam este meu fim-de-semana de tanto significado e de amigos, houve um que se distinguiu pela sua pureza e simplicidade. De manhã, na missa das 10:30 h, os meninos do 2º volume, aos quais eu e o Tó damos catequese, comemoraram sorridentes a festa do perdão. Uma festa que já vínhamos a preparar há algumas semanas e que nos ensina a reconhecer que falhamos tantas vezes nos nossos pensamentos, palavras, actos e omissões. Uma festa que nos ensina a sentir pena de o fazermos e que quando ficamos arrependidos somos perdoados, tal como perdoamos a quem nos tem ofendido. Uma festa que nos ensina a alegria de perdoar e de ser perdoado por voltarmos a sentir-nos tranquilos e serenos connosco e com quem nos é próximo e querido.
Os meninos aprenderam que “haverá grande alegria no céu por um só pecador que se arrepende” [Cf Lc 15,7]. E foi por isso que cada um recebeu o seu diploma, que se vestiram todos de branco e que lavaram as suas mãos como símbolo do perdão dos seus pequenos pecados que entregaram a Jesus escritos em papelinhos.
E foi bom vê-los sorrir, assim como foram bons os sorrisos que nos deixaram, a nós catequistas, aos seus pais e a todos os meus amigos lindos que foram assistir à missa e ajudar, por exemplo, a cantar:

"Perdoa Senhor o nosso dia
A ausência de gestos corajosos,
A fraqueza dos actos consentidos
A vida dos momentos mal amados.

Perdoa o espaço que Te não demos
Perdoa, porque não nos libertámos,
Perdoa, as correntes que pusemos,
Em Ti Senhor, porque não ousámos.

Contudo, faz-nos sentir,
Perdoar é esquecer a antiga guerra
E partindo, recomeçar de novo,
Como o sol, que sempre beija a terra."
São pequenos símbolos que exprimem grandes atitudes, grandes mensagens…

[Pedro pergunta a Jesus: “Senhor, se o meu irmão me ofender, quantas vezes lhe deverei perdoar?”. E Jesus responde-lhe: “Não te digo sete vezes, mas setenta vezes sete” [Mt 18, 21-22]. Vamos ser sempre amigos e dizer sempre a verdade! =)]