sexta-feira, setembro 30, 2005

Estive com Anjos...

Já alguma vez vos aconteceu passarem um dia a prepararem-se para algo que não sabiam que ia acontecer? Foi essa a sensação que tive ontem à noite quando me encontrei com os meus amigos do Grupo de Jovens, os 3Nós! Tínhamos combinado estar juntos, na companhia do Bernardo, para celebrarmos a nossa primeira eucaristia presidida por ele. Uma celebração simples, só connosco. Uma continuação de todos os momentos de oração que já fizemos juntos, desde quando éramos apenas uns jovens adolescentes.
Quando cheguei ao seminário sentia-me inteiramente receptivo para a partilha que decerto íamos fazer. Tocava-me o gesto do Bernardo de quer que estivéssemos mais uma vez todos juntos daquela forma, tocava-me a nossa vontade conjunta de vivermos esse momento e tocava-me o assunto sobre o qual tinha pensado durante o dia. Esse assunto, surgiu na sequência do meu post de quarta-feira em que falei de Anjos e em como acredito neles e nos seus sentimentos, quando a Andreia, um anjinho que encontrei na minha vida, o comentou dizendo: “Claro que há anjos por aí....eu também já os vi!”. Esta exclamação fez-me sentir acompanhado no meu pensamento. Fez com que passasse o resto do dia a pensar nesses Anjos, quem eram e como eram os que tenho encontrado. E foi enquanto pensava, enquanto os tentava definir e identificar, que me lembrei também de uma canção linda que sempre adorei e que fala de um encontro com uma criança que pergunta o que é preciso para ser feliz. Uma música que responde a tantas das perguntas que ia fazendo para mim próprio porque penso que acaba também por falar de Anjos. Estive quase para colocar a letra da música neste nosso blog antes de sair de casa para ir ter com eles...
Depois de termos todos chegado, conversámos um pouco, preparámos tudo o que tínhamos de preparar e começámos finalmente a tão esperada celebração. Foi nessa altura que esbocei um sorriso enorme e espontâneo que surgiu profundo dentro de mim. O Bernardo começou a falar de Anjos também! Sobre o que significa a palavra e sobre quem é que são eles entre nós. Relembrou-nos que a palavra Anjo vem do grego e que significa Mensageiro. Acho que é que uma definição que se encaixa perfeitamente naquilo que sempre pensei que eles são. Mensageiros sempre de algo especial: de amor, de alegria, de fé, de carinho, de sorrisos. São aqueles que entre nós nos dão esperança, nos dão força para continuar, nos iluminam os dias e nos fazem sorrir… sorrir profundamente. Não precisam de voar muito alto nem de ter um lugar escondido nas nuvens para descansar. Basta terem um brilho no olhar e um sorriso que transparece a alma. O nosso desafio é reconhecermos e sentirmos esses Anjos e aprender com eles, para que também nós possamos ser mensageiros de paz, de força de vontade e de dinamismo. O desafio é deixarmos acontecer Anjos em nós…
Seguiram-se depois muitos novos momentos trocados e saboreados; foram ditas muitas frases bonitas e inspiradas que queria conseguir decorar para sempre, mas que a memória acaba por perder, e foram cantadas muitas músicas, de novo ao som de uma viola que já não se ouvia entre nós faz algum tempo. Arrepiámo-nos no momento em que demos a comunhão uns aos outros e quando bebemos do cálice. E quando pensava que já tinha esboçado sorrisos mais do que suficientes para poder considerar o dia completamente ganho, no final da celebração, reparei ainda que a música que a Mercedes tinha escolhido para o final era precisamente a música que tinha recordado durante a tarde e que agora sim, não posso deixar de colocar neste blog:
Um dia uma criança me parou
Olhou-me nos meus olhos a sorrir
Caneta e papel na sua mão
Tarefa escolar para cumprir
E perguntou no meio de um sorriso
O que é preciso para ser feliz

Amar como Jesus amou,
Sonhar como Jesus sonhou,
Pensar como Jesus pensou,
Viver como Jesus viveu.
Sentir o que Jesus sentia,
Sorrir como Jesus sorria,
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que dormiria
Muito mais feliz.

Ouvindo o que eu falei ela me olhou
E disse que era lindo o que eu falei
Pediu que repetisse por favor
Que não dissesse tudo de uma vez
E perguntou no meio de um sorriso
O que é preciso para ser feliz

Amar como Jesus amou,
Sonhar como Jesus sonhou,
Pensar como Jesus pensou,
Viver como Jesus viveu.
Sentir o que Jesus sentia,
Sorrir como Jesus sorria,
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que dormiria
Muito mais feliz.

Depois que eu terminei de repetir
Seus olhos não saíam do papel
Toquei no seu rostinho a sorrir
Pedi que ao transmitir fosse fiel
E ela deu-me um beijo demorado e
Ao meu lado foi dizendo assim:

Amar como Jesus amou,
Sonhar como Jesus sonhou,
Pensar como Jesus pensou,
Viver como Jesus viveu.
Sentir o que Jesus sentia,
Sorrir como Jesus sorria,
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que dormiria
Muito mais feliz.
Acho que é esse o maior segredo para deixarmos que os Anjos tomem forma em nós e para que nos consigamos rodear deles. Tenho a certeza que nesta noite eu estive com Anjos! Catorze Anjos que vivem cá em baixo na terra. Treze estavam comigo e um outro, estava algures a encantar mais gente.
Adorei a noite, adorei todas as coincidências [ou não] que me fizeram sentir ainda mais receptivo a tudo o que entre nós se passou e confirmei que recordar não é ser lamechas. Recordar é permitir manter na memória, e manter aquilo que nos une e que nos faz felizes na memória, foi o que um grande Amigo nosso nos pediu…

[Ouvi dizer que “Ser Anjo Cansa”. Eu acredito que sim! Aliás, foi um anjinho que me disse. Mas como todos sabemos, não existem desafios que sejam fáceis de vencer * * *]

1 Comments:

Blogger Dri said...

Tiago!

Acho que já disseste tudo! Mas queria que soubesses que apesar de cansar quem corre por gosto... e afinal de contas eles podem sempre voltar a ir buscar energia!
Porque nada melhor que ser tocado por um anjo!!!
sorrisos

11:49 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home