quarta-feira, agosto 31, 2005














"… E tudo começou quando, certo dia, numa reunião do meu grupo de jovens que se chama “3 Nós”, foi proposto que fossemos em peregrinação a Santiago de Compostela. Gostámos logo todos da ideia, pois são sempre excelentes estes desafios que nos surgem e nos quais estão garantidos inúmeros momentos de reflexão e de animação que nos ajudam a crescer interiormente e com os outros.
No dia 24 de Abril, lá estávamos todos de mochilas, à porta do seminário, prontos a “fazermo-nos ao largo” pelos Caminhos de Santiago. O resultado está à vista… um grupo cada vez mais unido e com vontade de fazer mais, de agarrar novos desafios e de viver novas experiências na longa caminhada que nos é proposta pelo nosso Amigo que nos acompanha. Hoje temos um “novo andar” e sentimos algo diferente quando se fala de Santiago.
As fotografias ajudam-nos a recordar todos os momentos vividos. Dos mais difíceis, em que o nosso corpo parecia resmungar pelo esforço feito nos quase 70 km percorridos, aos mais alegres e divertidos em que caminhávamos a cantar, a reflectir ou envolvidos em jogos ou brincadeiras que íamos inventando. Dos momentos em que éramos incentivados pelas pessoas por que passávamos, àqueles em que éramos afugentados pelos cães a ladrar. Vendo as fotografias, sentimos uma saudade que aperta o coração mas, também, um enorme ânimo e força para continuar!..."

Este é um excerto de um texto que escrevi em 2002, a primeira vez que fomos juntos a Santiago de Compostela, para ser utilizado como artigo no nosso jornal. Nesse ano, trouxe comigo um cajado que fiz de um tronco de uma árvore assinado com o meu canivete por cada um dos amigos que foi comigo e que continua aqui guardado no meu quarto. A viagem marcou-nos de tal forma que ainda hoje a recordamos como uma das nossas grandes saídas em retiro. Foi o motor impulsionador que fez com que começasse a encher o meu quarto de fotografias que me relembrem sorrisos profundos. Hoje, já nem sei quantas fotografias conto quando olho em volta. Mais de duzentas, de certo.
No ano seguinte voltámos a ir e a reviver todos aqueles momentos especiais. Á media que íamos percorrendo o Caminho Português, íamos relembrando os sorrisos da primeira viagem, esboçando sorrisos novos e fortalecendo mais as nossas amizades.
Este ano, resolvemos ser um pouco diferentes, ir até um pouco mais longe, e percorrer o final do Caminho Francês. Claro que depois vos vou dar notícias. Hei-de vir, com certeza, cheio de experiências novas, cheio de fotos, e cheios de momentos que não vou querer esquecer.
Estou literalmente ansioso por partir! Amanhã, 6 horas da matina, aqui vamos Nós! E ninguém nos pára enquanto Nós Acreditarmos! =)

Beijinhos e Abraços!
De certeza que me vou lembrar de vocês na minha caminhada. =)

[A foto também foi tirada em 2002, tinha eu os meus 20 aninhos =)]

3 Comments:

Blogger ninha said...

"recordar é viver"
é às recordações (boas e más, conscientes e inconscientes) que vamos buscar energia para continuar esta caminhada cuja meta todos sabemos certa, mas cuja continuação desconhecemos.
Boa viagem e diverte-te
aproveita para comntemplar a maravilha da natureza que nos rodeia a cada dia e que nunca nos lembramos de observar.

5:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Espero, amigo, e amigos, que nesta peregrinação consigam contemplar, sem pressa, toda a beleza dos momentos da caminhada. E que consigam descobrir qual o segredo do principezinho e como aplicá-lo na vida. Que a caixinha dos "Tesouros de Santiago" vos proporcione momentos de reflexão e ternura conjunta... pois a vossa amiga vos espera com o mesmo carinho com que de vós se despediu!
Gostei de ter preparado para vós, pois, afinal, "tudo vale a pena"...

Estão na presença de Cristo e do amigo principezinho...e eu fiquei com eles!

Baci mille.

"Animo tantum bene cernimus" - a não esquecer ;)...

1:23 da manhã  
Blogger Caganita said...

Amiguito
Apesar de não ter feito essa viagem contigo, essa era sem dúvida, umas das minhas viagens de sonho.
Mas a vida complica!
Espero que faças uma muito boa viagem e que tragas dentro de ti uma luz mais brilhante do que a que já brilha em ti.
Beijito grande de quem gostaria de estar nessas andanças, e porque não, contigo.

10:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home