domingo, abril 24, 2005


Ontem fui dar catequese pela primeira vez! Foi lindo! Adorei!
Não faz muito tempo que o António me convidou para ir dar catequese com ele ao 1º volume. Na altura, confesso que voltei a ficar meio apreensivo. Já passaram cerca de seis anos desde que fiz o Crisma e em todos eles me questionei se já me sentia preparado e com disponibilidade para me poder entregar ao lindo projecto que, para mim, é ser catequista. Até hoje, as minhas respostas a estas perguntas tinham sido sempre negativas. Para além de não me sentir preparado para ensinar, para conversar e para expor aquilo que sinto e o que tenho em mim, o Técnico, os 3 Nós, os restantes amigos e a família, ocupavam por completo o meu tempo todo. Mas a vida vai tomando novos rumos, novas direcções. As novas experiências que temos ajudam-nos a crescer, a amadurecer e a olhar para a vida de uma nova forma. Apesar da apreensão, depois da pergunta do António, senti desta vez que talvez fosse o momento certo. As minhas respostas pela primeira vez pareceram ser diferentes. Hoje em dia, sinto-me cada vez melhor comigo e mais aberto aos outros. Sinto uma enorme vontade de ensinar o que sei, de conversar com todos os que me rodeiam, de dar a conhecer aquilo que sinto e que tenho em mim. Uma vontade enorme de viver momentos inesquecíveis de sorrisos profundos; uma vontade enorme de ser um sorriso na cara de toda a gente; de tornar o meu mundo e o dos outros mais azul; de dar o melhor que eu consigo ter em mim aos outros. E tudo isto, conciliado com uma maior autonomia e com uma altura em que continuando a dar o melhor de mim, consigo ter mais tempo para todas as partes importantes do meu TODO.
Ontem, quando nos sentámos com os miúdos, lembrei-me do dia em que fui à catequese pela primeira vez. Nesse dia era eu o miúdo e eram outros os catequistas. Lembro-me de olhar para eles como grandes amigos de Jesus que nos queriam ensinar o que Ele nos disse que devíamos fazer, a forma como nos devíamos relacionar e comportar. Tinham sempre um sorriso, uma explicação, uma palavra amiga, ensinamentos, atenção. E fui crescendo sempre com essa ideia. Sempre que estávamos juntos na catequese tínhamos momentos divertidos. Em todo o lado se viam sorrisos, partilha, entreajuda, musicas, momentos... Acho que foi desde os primeiros volumes que sempre imaginei que um dia iria ser catequista. Um dia eu deixaria de ser o miúdo e passaria a ser eu o amigo de Jesus que transpunha a sua alegria pela vida a miúdos como o que eu era na altura.
Pois esse dia chegou naturalmente na semana em que, por coincidência, falámos do "Ser Amigo Como Jesus" e em que o catecismo do primeiro volume tinha escrito "Deixei-vos o exemplo para que, como Eu fiz, façais vós também" [Jo 13, 15]. E foi assim que passámos uma hora todos juntos. Estava o António, eu, o André, a Mariana, a Margarida, o Zé, o Cataline, o Vasco, o Diogo, o Luís e, é claro, Jesus.

Eu adorei! O António e os miúdos gostaram também!
Para a semana vou ter de faltar, mas nas outras todas, lá estarei!
Sorrisos a todos e um obrigadão profundo ao Tó! Posted by Hello