terça-feira, fevereiro 28, 2006

Momentos Inesquecíveis de Sorrisos Profundos



















E é depois de tantos e tantos momentos inesquecíveis de sorrisos profundos que partilho com tanto amor e dedicação aqui convosco, neste fundo azul, que surge agora o post em que mais pensei antes de escrever. É aquele que mais ponderei e, possivelmente, aquele que mais responsabilidade me traz. Um post que desde que criei este nosso blog, sempre soube que iria escrever e que ando a adiar faz já dois meses.
Um post que tenho adiado por resistência, porque marca uma nova etapa e uma mudança, porque marca o início de novos projectos e uma pausa de algo que é, talvez, o que até hoje me deu mais frutos construir e o que de melhor eu já fiz também por mim. Algo que me fez crescer, algo que me fez partilhar o que sou e o que penso, ao mesmo tempo que me fez redescobrir-me de tantas formas distintas. Algo que tem aproximadamente um ano e dois meses.
Olho para trás e vejo-o como mais uma etapa cheia de momentos inesquecíveis que me faz esboçar mais um grande e profundo sorriso. O sorriso que sinto em mim quando releio aleatoriamente vários dos posts que escrevi e tantos dos vossos comentários, e enquanto relembro tantas brincadeiras, aventuras, partilhas, risos, disparates, pensamentos, confusões, sentimentos e trocas que me fazem sentir tão completo. Fazem-me sentir que, mais um ano passou, mas não um ano qualquer. Um ano especial e grande que, acima de tudo, me abriu e elucidou. Um ano em que realizei tantos pequenos sonhos, em que me permiti gostar mais de mim e em que me deixei ser mais amado. O ano em que mais amei e em que mais o demonstrei. Um ano que nunca irei esquecer e que, de tantas formas, ficará perpetuado nas minhas lembranças também pelas palavras com que o fui descrevendo com a vossa ajuda.
Hoje, depois dos 262 posts que escrevi, das inúmeras fotos que vos mostrei e das imensas montagens de fotografias que fiz e que me fazem sentir a pessoa mais feliz do mundo quando as revejo, termina com este post a actualização quase que diária desde nosso blog. Como disse, uma nova etapa, uma mudança, o espaço para novos projectos, uma pausa, mas nunca um fim. Uma decisão que me custa tomar e que me deixa o coração a bater forte sempre que nela penso, mas que, ao mesmo tempo, me conforta pela segurança que tenho de que é certa e necessária.
Confesso que nunca pensei que este blog me fosse dizer tanto e tomar as proporções que tomou na altura em que o comecei a escrever. Relembro-me que foram dois amigos que me convenceram a partilhar todas aquelas coisas que vivia e que me faziam andar dia-a-dia, constantemente, com um sorriso rasgado na cara e que me faz ver tudo sempre pelo seu lado bom e simples. No fundo, um pouco da forma como olho o mundo, um pouco da minha energia e da simplicidade e beleza com que acredito que a maioria das coisas deve ser olhada. Decidi então partilhar algumas das minhas fotos preferidas que procuro tirar sempre que posso para me ajudarem a relembrar os momentos que mais se tornam especiais e os amigos que os recheiam, e tentei, ousadamente, começar a escrever todos os dias alguma coisa. Curiosamente, algo que nunca me tinha permitido fazer. Sabia somente que, quando me deixava encontrar mais comigo entre as paredes do meu quarto ao som de uma boa musica, sentado na secretária ou deitado no chão, conseguia escrever umas fitas bonitas de fim de curso que os meus amigos costumavam gostar.
Aos poucos, deixei-me libertar e fui falando sempre mais abertamente, com o poder que nos dá ser autores de um texto. E foi aos poucos, texto a texto, que me comecei a sentir bem a faze-lo e comecei a sentir que me entendiam as pessoas que me liam. Os meus pequenos excertos, as minhas pequenas partilhas, das quais ia ouvindo comentários que me faziam sorrir, começaram assim a transformar-se em pequenas mensagens e a chegar cada vez mais longe.
Foi rara a vez que falei com alguém do conteúdo dos meus posts depois de os escrever. É engraçado, mas fragiliza-me fazê-lo. Entendo-os como se fossem o espaço que têm para lerem um pouco dos meus pensamentos e gosto de saber que os lêem e que entendem o seu significado, mas prefiro que tudo permaneça num sorriso profundo ou num comentário rápido feito antes de um desvio de olhares discreto. Prefiro que no contacto dos nossos dias não seja tema de conversa e, muito menos, motivo anunciado de orgulho em mim. Foi por isso que também nunca avisei que tinha escrito um post, foi por isso que sempre gostei do carácter imprevisível que lhes dei. E foram tantos os momentos que se marcaram também de sorrisos profundos, que não cheguei a partilhar ou a publicar, mas que ficam da mesma forma guardados no coração.
Hoje, sei que tantos de vocês, pelo menos uma vez, sorriram comigo mesmo sem aparecerem nas fotos que gosto de partilhar. Tantos foram aqueles que fiquei a saber que já tinham lido um texto meu, mesmo sem os conhecer. Tantos foram os amigos que se tornaram ainda mais especiais por saber que me acompanharam sempre e pela força que me deram sempre para continuar, com as suas palavras e os seus gestos. E é tudo isto que torna este nosso blog tão, tão especial.
No entanto, tal como foi importante a ousadia de o começar, assim como a de o continuar no ritmo com que o fiz e com a extensão de texto que, de certa forma, vos convidava tão periodicamente a ler, é importante a ousadia de o deixar de actualizar. Porque a mensagem que com ele podia transmitir foi tão bem passada, porque acredito que já fez tanta gente sorrir e que irá continua-la sempre, porque sei que já tornou o mundo de pelo menos algumas pessoas um pouco mais azul. Continua-lo no formato que tem e que não penso em mudar, seria repetir-me, seria banalizar e trivializar. Será melhor manter tão bonita a mensagem boa que já passou e que é, tal como tantas outras pequenas mensagens, intemporal e constante.
O blog manter-se-á sempre aqui à distância de um pequeno clique e com a mesma cor azul. Os sonhos continuaram para sempre, assim como a importância dos pequenos gestos e a urgência de um mundo mais sensível onde todos se respeitem mais e se procurem entender melhor. Este nosso espaço só irá terminar no dia em que os sonhos que o criaram terminarem também ao serem esquecidos, no dia em que deixar de ser lido, visitado ou comentado, o que, por mim, nunca irá acontecer.
Sinto que já passei tanta da forma como olho para o mundo em meu redor. Contenta-me reparar, tantas vezes, que aprendo mais ao reler o que escrevi. É tão frequente sentir que nunca o conseguiria reescrever com a mesma intensidade. Sei que vou sentir tantas saudades também. Sei que vou estranhar chegar tantas vezes a casa ao fim do dia e não ocupar as últimas horas antes de me deitar a escrever. Tenho medo de deixar de descobrir o que o silêncio me traz, de perder o que este nosso blog me oferece, que me sintam mais distante e menos importante nos vossos dias, ou de não conseguir passar-vos o que sinto e que vos expresso através do blog sem ser a escrever. Mas isso faz também parte da nova etapa e da mudança, faz parte da certeza com que escrevo este post e com que escrevi todos os anteriores e tem de dar lugar a tantos outros projectos que quero abraçar.
Gostava de agradecer a todos por este nosso espaço. A todos! Aos pais, à mana, aos avós, aos tios, aos primos, aos Nós, aos amigos de sempre e aos novos amigos, aos amigos que ficarão para sempre. A todos os que me deram sempre tanta força e que me acompanham todos os dias de tão perto. Por tudo o que o blog significa e que continuará a significar e que é tanto, tanto, tanto. Sinto-me a pessoa mais feliz do mundo porque vos tenho comigo.
E nunca se esqueçam! Está na mão de cada um de nós, com os nossos pequenos gestos, tornar os nossos dias repletos de momentos inesquecíveis. Todos os dias de todos os anos. São esses momentos que nos ajudarão sempre a continuar a sonhar e a acreditar nos nossos valores e são eles que nos fazem esboçar sorrisos profundos. É com eles que se torna mais saboroso aproveitar com quem nos rodeia a vida que Deus nos deu, é com eles que nos podemos tornar cada vez mais felizes e tornar mais feliz quem nos rodeia. Entre a beleza que cada pessoa tem, entre a beleza da Natureza, entre a magia deste mundo, é só fazer “Pay It Forward”.
Tenho a certeza que o meu mundo azul cresceu e tenho a certeza que cada um de vocês irá comigo continua-lo. Aceitam-no? É um projecto que temos juntos. Um projecto que terá sempre sentido porque, toda a gente sorri na mesma língua…

[Um grande, grande Sorriso a todos e um bom Carnaval! Quem sabe, um dia, eu não volto a criar um novo blog... =)]

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Obrigado Tiago
Pelos momentos inesquecíveis de sorrisos profundos que nos deixaste nos teus 262 posts...
Obrigado pela coragem que tiveste em começar...
obrigado por teres sido assíduo na sua actualização...
Obrigado por teres a coragem e a frontalidade de o terminar...
Obrigado por te teres dado a conhecer de forma tão intensa e inspirada...
Obrigado pelos exemplos que deste...de amizade, de carinho, de fragilidade e dúvida, de partilha...de FÉ inabalável...da presença constante Desse a quem chamas teu grande Amigo : Jesus.
Ler-te ao longo de todo este tempo foi ter consciência do ser maravilhoso que és (e que tantas vezes escondes em casa...!)... foi ter a sensação que jamais eu conseguiria traduzir o que sinto da forma como o fazes...foi sentir que afinal talvez não tenha sido tão mau pai como às vezes me sentia (a julgar pelo resultado - aquilo que és!)...foi sentir que vale a pena viver, amar, partilhar e acreditar em Deus...
Um MUITO OBRIGADO, meu filho!!!

Pai

7:55 da tarde  
Blogger Dri said...

Bem...fiquei sem palavras! Quando li o que o teu pai escreveu...mas..." não fiques desanimado com as despedidas. Uma despedida é necessária antes de poderes ter um novo encontro.E, um novo encontro, após momentos ou tempos de vida,é ceto para aqueles que são amigos"- Richard Bach
Sabes, nós é que temos sorte, porque vamos continuar a ter momentos inesquecíveis de sorrisos profundos contigo! E aquilo que tu és vai continuar a fazer parte dos tesouros que jesus nos deu. E enquanto acreditarmos...tudo é possível! E podes sempre fazer posts nos blogs dos teus amigos : ) um sorriso enorme!

8:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este será provavelmente um dos teus posts mais comentados...

Agora percebo o que querias dizer com "a mudança que pode saber a fim mas que não o é”.

Foi com alguma angústia que li este post... porque nunca imaginei que estaria relacionado com o blog. Mas mais que isso porque este blog era uma certeza e uma presença constante sempre que navegava pela Internet... Ver as novidades, relembrar os momentos que passámos ou passaste, as fotos e sobretudo a maneira como sempre conseguiste exprimir tão bem o que sentias… as reflexões que fazias e expunhas e que me faziam pensar… o teu mundo azul que passou a ser o NOSso mundo azul, o teu sorriso constante que passou a ser uma imagem presente nas nossas mentes, os teus ideais, o teu optimismo, a tua sinceridade e a tua amizade…

Por isso, não te deixo palavras de despedida ou de pena...
Apenas te posso agradecer pela tua dedicação a este blog e de como sempre esperarei a tua dedicação em tudo a que te entregas; agradecer pelo teu sorriso constante, pela tua força, pela tua simplicidade, pela tua sinceridade, pelos teus abraços, por tudo o que me ensinaste, pelos momentos inesquecíveis e sorrisos profundos que proporcionaste e nos continuarás a oferecer e, pela tua Amizade que a tenho como certa e que por isso te agradeço (e a Ele, o nosso guia) :)
Continua como és :)

GMMMT :)

Sorrisos profundos de uma Amizade inesquecível

PS:
"(...)Haja ou não haja frutos,
pelo sonho é que vamos.
Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
com a mesma alegria,
ao que desconhecemos
e ao que é do dia a dia."

4:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Apesar de não ter sido uma leitora assídua, sempre que tinha um tempinho mais livre aproveitava para espreitar o teu blog e imprimir algumas passagens para os avós poderem ler. Nunca deixei nenhum comentário, mas frequentemente, quando me apercebia, as lágrimas escorriam-me pela cara abaixo (como acontece neste momento) contagiada pela emoção como consegues transmitir tudo aquilo que sentes e pela pessoa maravilhosa que és. Peço a Deus que os meus filhos cresçam com os mesmos valores e sobretudo com a mesma vontade de viver, de dar e receber, de aproveitarem cada momento tão intensamente como tu, "momentos inesquecíveis de sorrisos profundos" e agradeço todos os dias a familia maravilhosa que nós temos.
Obrigada Tiago
São

2:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem.. isto parece estranho mas.. eu vim aqui ao blog, li os posts que estavam "atrasados" (pq n tenho tido tempo pa ler os blogs que costumo ler) e passei a outro blog.. n sei porquê, mas voltei ao teu e então vi "oh.. afinal n tinha lido todos os posts.. tinha-me esquecido deste que ta aqui no inicio...". Parece que inconscientemente não queria ler este post!

Comecei a ler "hmm.. em que é que o Tiago se meteu desta vez? Já que qle diz que vai haver uma mudança.."

Quando me apercebi que a mudança era o final da actualização o blog " quê?! O_O "

Vou sentir falta destes textos que ia lendo, embora muitos não me digam respeito directamente, mas serviram para te ir conhecendo um pouco melhor.. e adorei conhecer-te mais! :)

A partir de agora, vou ter de te ir encontrando noutro sitio e de outra forma..

Sinceramente, não acredito que páres de escrever, mesmo que não o coloques no blog, o "bichinho" de escreveres sobre ti de certeza que já aí ficou, por isso, se voltares a ter necessidade de o partilhar, não hesites, seja neste blog, seja noutro com outro formato, de certeza que tens muita gente com "sede das tuas palavras" :)

Até breve *

9:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Volto aqui pela terceira vez e ainda n sei muito bem o que dizer... Este é talvez um acto egoísta, mas o meu primeiro pensamento é a falta que este cantinho me vai fazer, dos textos que tocam, das imagens que recordam, das palavras que aquecem e até das lágrimas que às vezes caíam. Momentos e sorrisos que só tu descreves com tanta intensidade e com tanto amor.
Através deste blgg descobriste-te e deste-te a descobrir...um tesouro – revelaste-te. Com alegrias e mágoas, com medos e esperanças, com inseguranças e certezas fizeste deste espaço um abrigo onde abrias o teu coração e me deixavas entrar.
Aqui conheci um rapaz inocente, sonhador, luminoso e feliz. Um menino que todos os homens gostavam de ser, que vê sempre o melhor do mndo, que cultiva os bons sentimentos, que devolve a esperança, que vive apaixonado pelo amor e que jamais se esquece de sorrir.
Das fotografias que não tirei, das gargalhadas que não dei, dos encontros onde não estive, das brincadeiras em que não participei, dos posts que não comentei – tenho pena.
Agradeço ao nosso Amigo o ter-te posto no meu caminho e contigo ter partilhado tantas coisas. Admiro-te muito e GOSTO MUITO DE TI por seres assim, simples e grande e belo. E que seja onde for, me deixes continuar a sonhar contigo...:)

"Este nosso espaço só irá terminar no dia em que os sonhos que o criaram terminarem também ao serem esquecidos"

Um beijinho muito grande :)
mari

10:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tiaguito!
É a primeira vez que escrevo no teu blog. Tenho-o como um dos meus favotitos no meu PC e apesar de n deixar posts (confesso que não gosto muito de escrever!) sempre gostei de ler as tuas mensagens, vivências e histórias! Sempre me transmitiram uma calma e serenidade que não consigo descrever!
És um bom amigo! Simples, justo, humilde naquilo que dizes e fazes, inteligente, brincalhão e muito versátil! A nossa (con)vivência já vem de há uns longos tempos atrás! Quando tu e eu ainda corríamos pelo pátio do Grão Vasco, rodeado daqueles muros enormes que nos separavam da pré-primária e que nós tentávamos saltar! Lembras-te? Agora esses muros dão-nos pela cintura! Parece mentira! Eram tão altos! Era tudo tão grande!
Acabámos por crescer, mas ainda vejo em ti aquele espirito alegre, menino e simples de outrora! E por isso é que me emocionava a cada mensagem tua!

Sei que vais começar agora uma outra fase do teu projecto, agora com mais trabalho, e que isso vai requerer mais tempo do teu dia! Fico triste de não já poder ter uma leitura assídua das tuas mensagens, dos teus momentos e das tuas partilhas, mas sei que é por uma boa causa! Estás a fazer um trabalho lindo, que, num futuro próximo, irá ajudar muitas pessoas, nomeadamente na profilaxia de doenças extremamente incapacitantes, como tu já tiveste oportunidade de conhecer de perto!

Continuas a ser lindo! ;)


Mas ainda assim, fico à espera que a qualquer momento, ( qd sentires aquela saudade de partilhar connosco aquele momento especial do teu dia ou aquela foto), surja mais uma mensagem tua, desprendida e carinhosa!

Gosto muito de ti Tiago, por isso aqui vai um grande beijinho, tb ele carinhoso! Até já!

Anita

5:06 da tarde  
Blogger D2b said...

Li o teu blog. Só para dizer que é realmente especial a forma como te mostras e como escreves. Gosto de coisas simples.

Pena só o ter descoberto agora.

*****

1:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não és nada convencido... Tenhas as qualidades que tiveres (se realmente tiveres), apregoá-las como fazes não te fica muito bem, para dizer de uma forma soft.

4:24 da tarde  
Blogger iNeZiTa :) said...

Mano... tenho saudades de vir aqui!! :D

Adorava ler sempre os teus posts com tanta frequência :D
Agora sinto uma grande saudade, cada vez que leio posts de histórias que ja se passaram... mas que ficaram!!
Obrigada pelas fotos, pelos textos, pelas partilhas... :D

beijoes enormes da maninha iNeZiTa

ps- não fica mesmo nada bem as pessoas deixarem comments anónimos!!

ps1 - és o irmão MAIS BONITO DO MUNDO!!! ;) ... e o melhor tambem! :)

12:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home