terça-feira, dezembro 27, 2005


















Hoje, de facto, encontro-me bem longe da maioria de todos vocês. Mais precisamente a 10 h e 15 min de distância numa velocidade de cruzeiro de cerca de 855 km/h.
Cheguei ontem e estou verdadeiramente espantado e fascinado. Sem dúvida, a cidade maravilhosa: o Rio de Janeiro!
De manhã à noite, hoje tive um dia mais do que atribulado, com muita animação, muitos passeios e com o descobrir de muitas características culturais novas do Rio! Não sei dizer decore todos os sítios novos que conheci, e muito menos qual o mais belo!
Eu, a minha maninha e os meus pais, passeámos por Copacabana, onde estamos hospedados, por Ipanema, Leblon, São Corrado, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Prainha, Guaritiba, para além de muitas mais terrinhas sempre à beira de praias e com paisagens de cortar a respiração.
Como guias, tivemos novos amigos cariocas que a minha irmã ficou a conhecer cá no Brasil. Estivemos quase sempre na companhia deles. Foram incansáveis em nos mostrar tudo o que de mais belo tem esta cidade. Achei-os muito boas pessoas e gostei verdadeiramente de os conhecer.
Levaram-nos ainda a provar novos sabores, como o caldo de cana [que sabe a plantas] extraído na hora da cana de açúcar utilizando uma máquina artesanal muito engraçada e casquinhas de Siri [caranguejo do mar]. E para dar um toque ainda mais típico, fomos comprar caranguejos vivos numa barraquinha para que eles tivessem um bom petisco para a passagem de ano. O problema, segundo o que se lembraram depois, é que os caranguejos andam para trás e, por isso, não deve ser muito bom comer nesta temporada em que se deseja um futuro cada vez melhor e promissor. Eheh.
Para festejar o dia e termos sido presenteados ao conhecer tantas pessoas simples e bonitas de bem com a vida, mesmo tendo, tantas vezes, tão pouco daquilo provam ser dispensável, bebemos também uma caipirinha bem forte antes do sol se pôr.
À noite, visitámos o centro da cidade. Estivemos na Lapa, nas Laranjeiras, em morros e mirantes lindos, e ainda fomos espreitar o Sambódromo e o ensaio de uma escola de samba.
Agora deitado, penso em tudo isto, e ainda acho estranho como foi possível fazer tudo num dia só! Sim, ainda por cima porque, além disto, das histórias dos locais e das pessoas, eu a minha irmã e a minha mãe, experimentámos também, logo da parte da manhã, algo verdadeiramente radical e que, por ter sido tão bom, deixo para o fim como faço com as batatas fritas!
Em pleno Rio de Janeiro, a muitos e muitos metros de altitude, da Pedra Bonita, saltámos, sem puder recuar na decisão, em direcção ao céu! Andámos de asadelta! E pessoal! Foi lindo, lindo, lindo! Vamos a correr pela plataforma enquanto o coração está aos pulos porque vamos dar o salto maior de toda a nossa vida, saltamos, e nos 20 min seguintes estamos com uma completa sensação de liberdade e de paz, a contemplar a Natureza, a cruzar os morros e a voar por cima das aves, os nossos professores, como dizia o Alex, com quem saltei.
E agora, posso dizer que é tão bom voar. Olhar para baixo e não ter nada entre nós e o chão que se afasta por muitos e muitos metros. As árvores parecem brócolos, as piscinas, pontos azuis, o mar, mesmo assim, continua enorme e respeitável… E nós… parece que estamos a sonhar e que somos espectadores desta Natureza absolutamente perfeita!
Foi divinal! O salto e o dia! =)

2 Comments:

Blogger Tiago Krug said...

Amigos!
Como devem estar a perceber, não resisti em vos escrever um pouco todos os dias das férias que passei estas duas últimas semanas no Brasil, para vos poder contar um pouco do que foi esta experiência inesquecível. =)
Este post é o primeiro de vários que vou tentar publicar com o que escrevi em cada dia, ao mesmo tempo que vou mostrar algumas fotos. =)
Podem ler se tiverem paciência... Eu optei por colocar os textos aqui por são mais momentos inesquecíveis de sorrisos profundos que vou querer guardar sempre. Momentos que gosto de partilhar.
Pelos momentos que foram... pelas saudades que senti... porque pensei também em vocês enquanto estive lá...
Tudo de bom para vocês!

1:42 da manhã  
Blogger evalove said...

Uma rica vida!!
Que acaba por nos enrriquecer...

6:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home