quinta-feira, dezembro 08, 2005

O meu 24º aniversário... =)

Ontem, dia 7 de Dezembro, foi o dia em que comemorei o meu 24º aniversário! Sim, o 24º! E sim, também a mim me parece estranho… Paro um pouco, e parece-me um número já tão grande…
Penso no que teria respondido se há 10 anos atrás me tivessem perguntado como é que me imaginaria com 24. Decerto que é uma idade que se associa a algum amadurecimento e independência. Com 24 anos muita gente já tem o seu emprego, começa a crescer a nível profissional e tem um namoro de vários anos. Já poucos vivem em casa dos pais ou pensam continuar a fazê-lo, pois desabituaram-se de viver em casa desde o tempo da universidade, ou querem alugar uma casa com uns amigos. Com 24 anos vai-se ao ginásio fazer desporto, há um dia da semana para ir dar uns toques com os amigos do secundário, e gosta-se de sair à noite e de ir a uma discoteca para conhecer pessoas. É normal ter-se uma atitude confiante e estar informado sobre tudo o que se passa no mundo inteiro. Com 24 anos têm-se mil projectos ao mesmo tempo, junta-se o dinheiro todo que se consegue para se tentar fazer uma viagem para longe com a namorada e com uns amigos, compra-se uma máquina digital e com muito mais esforço pede-se ajuda aos pais para comprar um primeiro carro já todo partido… Com 24 anos há mesmo quem pense em casar e quem já tenha o primeiro filho. A maioria tem um mar de sonhos e meia dúzia começam a realizar-se e a tomar uma forma consistente que abre mais caminhos para o futuro. Um ou outro conseguem mesmo ter uma carreira garantida e um futuro promissor…
E eu, já com 24, mas a olhar para tudo isto como se estivesse tão longe, penso qual foi a pequena parte que consegui conquistar, e parece tão pouco. Olho para mim e vejo-me ainda a estudar, a caminho de 4 ou 5 anos de muita dedicação à investigação, com uma pequena bolsa que em pouco tempo vai ser substituída por uma nova que felizmente também consegui ganhar, mas que tenho de fazer por garantir todos os anos. Tenho a vantagem de não ter horários e a desvantagem de ficar, por isso mesmo, sempre mais horas a trabalhar porque há sempre mais coisas para fazer. Não sei se no fim-de-semana que vem vou poder divertir-me e descansar, ou se vou ter de ir para algum laboratório trabalhar, e estou longe te ter uma carreira estável. Vou passar os próximos anos sem crescer a nível profissional, embora possa vir a fazê-lo a nível competitivo, e estarei sempre dependente da boa vontade de quem comigo trabalhar. Sinto-me longe de ser independente e de ter um namoro estável, ando no carro que felizmente os meus pais me deram e faço do quarto que tenho em casa deles a minha própria casa que divido com os meus dois gatos que não sou eu que alimento. Sinto-me sem tempo para ir ao ginásio porque faço milhões de coisas ao mesmo tempo, e não é linear para mim conhecer pessoas novas e de estar à vontade com quem não conheço para grandes conversas ou brincadeiras, para além de não gostar dos hábitos de muitas das pessoas da minha idade que passam pelo fumo e pelas noitadas em discotecas. Deprime-me ver telejornais, informo-me pouco, e por vezes, vivo abrigado num mundo que dizem que construo à minha volta.
Reflicto um pouco e concluo que por tudo isto e a par do meu estado de espírito e da minha juventude, é possível que me sinta um pouco mais novo do que sou… Mas ao mesmo tempo, penso em tanto mais que caracteriza uma pessoa com 24 anos, que considero ser essencial, mas que eu não sabia. Penso que, todos os dias, quero continuar a apostar na minha formação porque hoje em dia estuda-se cada vez até mais tarde e que, como até hoje fiz, procuro dar sempre o melhor de mim a tudo o que me entrego. Penso que ocupo as 24 horas do meu dia e ofereço-as ao meu trabalho e a quem me rodeia. Penso que sou capaz de organizar coisas, de criar, e de ter ideias e a desenvoltura necessária para as colocar em prática. Penso que estou a crescer rodeado de pessoas que amo e que me amam, que não me deixo isolar e que a qualquer momento consigo estar em qualquer local do mundo onde precisem de mim. Penso que vou conseguindo não ser indiferente para quem se cruza comigo, que consigo ser um sorriso em tantos rostos, e que tenho uma mente aberta para o que me rodeia. Penso que, se pudesse, alterava o mundo… Sei que olho a vida de uma forma que me faz mais feliz, sei que já ultrapassei a maioria das minhas inseguranças e que sou seguro de mim e dos meus valores, embora flexível, e que continuo a não parar de sonhar e de acreditar… E acho que tudo isso também se encaixa bem com os 24 anos que acabei de fazer, embora continue a ter uma criança em mim.
Sei que não tenho presa de ganhar mais independência, porque sinto que tenho a melhor família e os melhores amigos que alguma vez sequer sonhei ter. São eles que me fazem viver e que partilham comigo um ano inteiro que se consegue rechear dia-a-dia de momentos inesquecíveis de sorrisos profundos que partilho aqui com vocês. São eles que dão solidez e continuidade aos meus sonhos e que me ajudam a dar mais. Foram eles que estiveram ontem de parabéns!
Obrigado! Como Ele, eu também gosto de vocês muito mais do que possam imaginar! =)

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tiago! Quero ser a 1ª a deixar um comentário neste post =)
1º q tdo mtos parabéns mais uma vez...por tdo! Pela pessoa especial, única, fantástica, linda...q és! Pelos teus 24 anos!
Cda vez mais sinto-me próxima d ti! Tenho aprendido e crescido mto ctg e isso graças à pessoa maravilhosa que tu és! Pessoas cmo tu n conheço mtas...n me canso de dizer q é raro ter amigos cmo tu. Agradeço a Deus por isso e agradeço a ti também...
Estes últimos anos têm sido mto importantes p mim em relação ao grupo, à minha ligação c vocês. Tenho descoberto coisas lindas a respeito de todos, cda dia me surpreendem c algo diferente...e n me engano se disser q tu tens sido fundamental...! Obrigada...!
Espero q a nossa amizade continue a crescer cda dia mais que o outro e espero q sejas cda vez mais feliz e q eu possa contribuir p isso! C todas as qualidades q tens tenho a certeza q a avaliaçao q vais fazer no 25º aniversário vai ser ainda mais positiva q este ano...estarei cá p comprovar! ;)

1 bjinho e um abraço do tamanho d amizade q tenho por ti! =)*** (n necessita de assinatura)

12:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Gde Tiago. Ler a vida que brota das tuas palavras é encantador. Que o teu azul, o seu bem, o teu sonho, a tua realidade, continue a contagiar. Afinal é essa a nossa missao. Gde abraço. Teu amigo bernardo

4:47 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tiaguinho!!! Foi tão linda a maneira de expressares os teus sentimentos (para quem n estava inspirado!!).
E é tão saber que faço parte do teu mundo azul, assim como todos os Nós... é muito bom fazer parte da tua vida, das tuas brincadeiras, dos teus sorrisos, das tuas fotos, das tuas reflexões e conflitos internos... e me pedires opinião sobre diversos assuntos...
GMT Tiaguinho! Espero k seja mais um ano recheado de coisas boas!
Bjinhos

2:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Manito,

Não podia deixar de comentar este post!Não sei explicar muito bem porquê, mas tocou-me de uma forma muito especial e partcular. Também não me vou esforçar por explicar, porque há coisas que só o coração compreende e que são difíceis de expressar.
Conheci-te fez o mês passado um ano e tenho-te a dizer que foi das coisas mais maravilhosas que me aconteceu neste último ano que passou. Já partilhámos tantas coisas...Há pessoas que eu conheço desde que me lembro de ser gente e não me sinto ligada a elas. E a ti sinto-me "irremediavelmente" ligada!=) A tua forma bonita de ser, o teu sorriso, a tua vontade de querer mudar o mundo, ou direi, a nossa vontade de querer mudar o mundo!...Tudo isto te torna a pessoa especial, bondosa e linda (por dentro e por fora) que és...!
A tua festa de aniversário foi linda, a tua família é linda...obrigada por tudo!

Muitos muitos beijinhos da Mana Merzinha...=) ihihihih

3:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home