terça-feira, novembro 08, 2005















Faz hoje um ano que recebi o certificado que mais me orgulho de ter recebido! Curiosamente, recebi-o na festa que organizei em minha casa, com o incentivo de alguns amigos, para comemorar o final do meu curso. Sim! O final de 5 anos de muita entrega, estudo, trabalho e dedicação. Uma entrega que muitas vezes quase tomava dimensões difíceis de conciliar como o resto que me fascina e que me rodeia, mas que penso ter conseguido sempre mantido saudável.
Como eu costumo dizer, uma opção. Uma opção que fiz. Uma opção que hoje continuo a achar que foi boa e que me satisfaz. Que me fez chegar ao fim e sentir que dei sempre o melhor de mim e que cresci o melhor que soube, numa etapa que é essencialmente de preparação e de lançamento para tanto que é a nossa vida e que passa pela nossa educação e formação.
Sei que por vezes foi uma dedicação que me fechava. Que me fazia recolher vezes sem conta entre as paredes do meu quatro, ou passar horas, horas, e dias com colegas de grupo a trabalhar e nem sempre, embora quase, no melhor dos ambientes.
Lembro-me de ir tantas vezes para o Técnico a pensar que tinha de me esforçar por ser mais presente para a minha família e para os meus amigos, para que pudéssemos estar e partilhar os nossos momentos sem ser apenas nas alturas em que estávamos juntos por hábito ou por rotina…
Lembro-me tantas vezes de pensar que tinha de passar acreditar mais em mim, que tinha de passar a gostar mais de mim, que tinha de passar a não me colocar em segundo lugar na importância que pensava ter para as pessoas…
Tantas vezes que pensei que queria ser para tanta gente um amigo mais certo, a quem se lembram de telefonar apenas para desabafar, apenas porque lhes apetece falar, apenas porque gostam da companhia e se identificam.
Tantas vezes senti que não o conseguia, mas que tinha de ir tentando, aos poucos, enquanto descobria também mais espaço em mim para o fazer.
E foi o que foi acontecendo. Dia a dia tentava lutar um pouco por este equilíbrio que queria atingir melhor. Aquele equilíbrio que todos queremos encontrar. O que mais nos preenche e completa.
Achava engraçado porque me diziam sempre que era das pessoas mais sociáveis, que era o mais consensual porque me dava bem com toda a gente, porque não tinha um grupo definido e porque andava saltitante entre os diferentes grupos que se iam formando.
Sei que andei sempre bem disposto, sempre com um sorriso, sempre feliz. Pelas oportunidades, pelos colegas simpáticos que tinha, por estudar aquilo que gostava, por ter o meu grupo de jovens fixo uma vez por semana, pelos momentos que conseguia gozar de forma diferente. Quando conseguíamos ir acampar, quando ia de fim-de-semana com os 3Nós, nas festas e quando nos reuníamos em família.
Mas vivia de uma forma tão mais controlada, de uma forma tão presa ao relógio. Abria-me tão menos aos meus sentimentos, por vezes, até comigo próprio. Expunha-os tão pouco.
Hoje sinto que foi importante o tempo ir passando e que é gradualmente que vamos reflectindo e mudando. Que depende apenas de nós a vontade de lutarmos e modificarmos, aos poucos, aquilo que mais nos incomoda em nós próprios e na nossa relação com o mundo. Eu acho que o tenho feito. Eu noto-o. Nota quem mais me ama também. Sinto-me dia a dia ainda mais feliz e acho que isso vai acontecer até ao meu último dia aqui, entre as coisas terrenas que nos vão segurando.
É essencial não nos conformarmos connosco. É essencial queremos ser mais para fora de nós.
E foi no fim dos 5 anos em que tudo isto me ia passando pela cabeça enquanto andava entre livros, dossiers e amigos que, aqueles que melhor me conhecem, me entregaram aquilo de que vos falei no início deste texto.
Chamasse Certificado da Faculdade Internacional 3Nós e deixa-me com um sorriso do tamanho do mundo! =)
Segundo ele “Certifica-se que Tiago Krug ficou aprovado com a nota final de 20 (Vinte) valores na defesa do seu relatório da amizade, onde fica assente que apesar de não dever muito à inteligência até é um amigo porreiro. O seu carácter altruísta e o seu espírito alegre fazem dele um excelente elemento desta instituição. Assegura-se desde já que se encontra associado a esta entidade, para integração em futuros projectos, da qual não poderá desvincular-se sob pena de ser expulso vergonhosamente e sem glória.”
É por isso que não me desgrudo, nem quero desgrudar, destes amigos que me ajudam a ser a cada dia uma pessoa mais bonita, confiante, segura, altruísta e feliz! Com o meu sorriso, com o deles, e no meu, no nosso, mundo azul!
Repetindo aquilo que escrevi há um ano no meu relatório de estágio e que hoje reafirmo ainda com mais força, agradeço aos meus amigos 3 Nós por tudo! Pelas terças à noite, pelos fins de semana, pelas festas que fazemos sempre que estamos juntos, pela forma comum como olhamos para o mundo e pela força e incentivo especiais e constantes.
Eu sei que vocês o sentem! Eu agora sinto que se esgotam as minhas palavras... =)
AV! Sorrisos profundos!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

PARABÉNS COM LOUVOR!!!!!!!!!

Você merece esse certificado, pq além de tudo que vc escreveu,vc pode ter certeza que conseguiu muito mais, pq apesar de não te conhecer pessoalmente, te considero um GRANDE AMIGO, como já te disse muitas outras vezes....
É muito difícil, e eu diria quase impossivel,se fazer uma amizade a distância e sem sequer se conhecer ou ser apresentado,apenas pq lendo seu blog encontrei um amigo o qual por diversos momentos nem ele mesmo sabia o qto me fazia imensa companhia,esboçar um sorriso ,até mesmo chorar de emoção ao ler algum poema ou letra de música ....
Continue assim, sendo essa pessoa maravilhosa mandada por Deus, para iluminar nossa vida!!!!!!

1:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home