sábado, abril 02, 2005

Despertar para a Ciência

Todos nós temos causas e iniciativas que achamos importantes apoiar e ajudar a promover. As minhas, acho que caem sempre em 3 campos distintos, mas que estão também interligados. Sinto que é necessário apelar para que as pessoas deixem de olhar só para si e se entreguem mais e com mais respeito e civismo aos que se cruzam com elas no dia-a-dia; apelar para que as pessoas respeitem a Natureza e façam a pequena parte que lhes compete para ajudar a manter o seu equilíbrio e, como recém-investigador [espero que não seja pretensão dizer isto], parece-me necessária a iniciativa de despertar para a ciência e para a valorização do papel da ciência na sociedade, para que as pessoas se apercebam melhor dos estudos, das tecnologias, dos avanços e das dificuldades da ciência no país e no mundo.
Naturalmente, nas minhas conversas e nos meus pensamentos que partilho aqui com vocês, acabo por tocar várias vezes em algumas destas temáticas que acho importantes, mas penso que nunca me referido muito ao tal "despertar para a ciência". Acho que se deve à dificuldade de o fazer; à enorme abundância de temas sobre os quais se debruçam os investigadores e à sua complexidade, mesmo dentro de ramos específicos como é o da biomedicina. Acabo por falar apenas destas coisas com colegas de curso ou no Instituto e muitas vezes reparo que, mesmo nós que estamos ligados a esta área, às vezes conhecemos tão pouco do que se faz de importante no mundo da ciência biomédica. E pior! Do que se faz de bom e importante para a biomedicina em Portugal.
Desta forma, considero interessantes iniciativas como a que vai ser realizada no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) no dia 9 de Abril. Esse sábado irá chamar-se de "Dia Aberto". Um dia que se insere no Projecto Oeiras Vive a Ciência, apoiado pela Câmara Municipal de Oeiras e desenvolvido conjuntamente pelo IGC, pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) e pela Estação Agronómica Nacional. Neste dia toda a gente pode entrar no mundo da investigação e num Instituto português onde cientistas portugueses e estrangeiros trabalham unicamente com a mais avançada tecnologia em biomedicina e no desenvolvimento de plantas. O objectivo é dar oportunidade de toda a gente poder conhecer de perto a vida e modo de funcionamento do IGC: quem lá trabalha, a ciência que lá se faz, como e porquê.
As várias actividades deste projecto têm como objectivo permitir a todos os que têm aquele bichinho por investigação e a todos os interessados conhecerem, interagirem e envolverem-se com a ciência. Os visitantes poderão observar ao microscópio as células, tecidos e embriões que os cientistas estudam todos os dias, "entrar" nos genomas em actividades práticas de bioinformática e de biologia computacional, familiarizar-se com as mais recentes tecnologias genéticas e de imagem para o estudo dos seres vivos.
É no mínimo fascinante!

Eu vou lá estar a ajudar a "despertar para a ciência". =)
Todos os que estiverem interessados podem e devem aparecer!
Deixo o flyer de divulgação para estimular ainda mais o vosso interesse. =)

[O convite está feito! Quem quiser ainda pode ver como é bonito o IGC e os Jardins daquela zona de Oerias. Ao fim da tarde pode também dar-se um saltinho à praia para comer um gelado e olhar o mar. É uma proposta de fim-de-semana original. Fiquem bem! =) ]Posted by Hello

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

eu vou =)

7:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oi Tiago!!!Estava assistindo a novela...vi seu conterrâneo e lembrei de vc!!!
Como é que vc está??Adorava conversar c vc...só que agora...não dá mais pra entrar no MSN!!
Lí seus textos...adorei...e esse projeto do post de hj...muito legal...se eu morasse aí ...iria com certeza!!!
Beijinhooos daqui do Brasil!!
Ylle

11:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home