segunda-feira, março 14, 2005

3Nós em Porto Covo – Foi simplesmente INESQUECÍVEL!

Como se pode descrever por palavras os nossos sentimentos quando o que sentimos é uma alegria enorme que nos invade a todo o momento? Quando nos sentimos completos e preenchidos. Quando sentimos uma nostalgia e um encantamento que dá sentido à vida, que dá a importância a amizade e que nos faz sentir ainda mais unidos a quem gostamos e a Deus…
É assim que me sinto depois do fantástico fim-de-semana de Retiro que passei em Porto Covo com o meu grupo de jovens: os 3Nós!

Na sexta à noite lá partimos Nós para Porto Covo depois de termos feito todas as compras necessárias. Levávamos o coração receptivo e aos pulos num misto de excitação e de ansiedade. A carrinha de nove lugares em que fomos estava a abarrotar no verdadeiro sentido da palavra. Levava-Nós aos 10, às nossas tralhas todas, à comida [meu Deus, quanta comida! =)], aos momentos que já iam preparados e ainda aqueles de Nós que, embora não tenham estado presentes em corpo, estavam connosco no nosso pensamento.
A viagem foi óptima e quando chegámos tínhamos aquela casa maravilhosa que caracteriza Porto Covo já quentinha à nossa espera [obrigado a toda a família Corrêa d’ Almeida =)]. Bebemos chá e comemos a bola que viemos a cheirar o caminho todo feita pela JOANA BARROS que Nós encheu sempre deliciosamente a barriga durante todo o fim-de-semana. De seguida reunimo-Nós no nosso primeiro momento que foi preparado pela MERCEDES que, embora não tenha ido, se revelou nas suas surpresas. Ainda houve espaço para nos rirmos e para andarmos em grandes brincadeiras até nos termos ido deitar tarde, sempre entusiasmados. Meti o despertador para as 8 horas antes de adormecer. Estávamos os 11 preparados para descansar um pouco e recarregar todas as forças. Nós, os 10 que fomos, e o porquinho da ANDREIA.

Na manhã seguinte acordámos de sobressalto com o cuco do meu despertador. Avisei logo o SILVESTRE que eram horas da alvorada. O sol invadia o quarto pelas janelas e a minha boa disposição extravasava. Tomámos banho, o pequeno-almoço, jogámos volei, reunimo-Nós no segundo momento preparado pela Mercedes, reflectimos e partimos depois para um momento a sós em Silêncio, para contemplar.
Eu fui para o telhado da casa que é fácil aceder pelo terraço de cima e ali fiquei virado para o largo de Porto Covo. Os poemas que lemos eram lindos e profundos. Convidavam-Nós a pensar sobre o Silêncio, a importância dele nas nossas vidas, a necessidade que temos de ouvirmos o que ele nos diz e se precisamos ou não dele para nos encontrarmos com Deus, ou com Jesus.
Acho que esse meu momento foi lindo. Ficou-me na cabeça a frase: "Escuto mas não sei se o que ouço é Silêncio ou DEUS". Nesse momento sentia-me tão perto Dele, à distância de um toque, de um olhar…
Apeteceu-me escrever, quis eternizar o que pensava e o que saiu do meu coração foi isto:

"A felicidade… A excitação… A amizade… O amor… O Silêncio…
O Silêncio!
A procura de um momento de paz interior, de um conforto, de um encontro.
Alturas em que falo comigo e com aquele Amigo que é o meu caminho, a minha verdade e a minha entrega!
É tão bom estar com Ele enquanto os pássaros cantam e sobrevoam o céu. Quando à distância se ouvem os sorrisos de amigos que conversam no bar do largo. Quando sabemos que alguém que para Nós é especial está também com Ele no seu conforto e que assim se junta connosco em comunhão.
Um encontro sincero na oração. A partilha de ideais que nos fazem viver. Uma certeza. Uma vontade cada vez maior.
No Silêncio construo o meu raciocínio, imponho metas, encontro forças.
No Silêncio eu falo, canto, sorrio e dou graças.
No silêncio eu ouço. Ouço com o coração inundado da tranquilidade que Jesus me dá.
Um amigo especial sempre presente.
Um amigo com quem partilho os meus momentos de felicidade, de excitação, de amizade, de amor e que depois ainda procuro e reencontro sempre, no Silêncio…
Um Silêncio de sorrisos profundos…"
Ainda tirei umas fotografias no telhado com a SÓNIA. =)
De seguida fomos almoçar. Preparei a minha primeira salada que temperei com ajuda da MARIANA. LOL! Fomos até à praia a pé, partilhámos o que tínhamos pensado nos nossos momentos a sós e brincámos, corremos, jogámos volei, rimos, saltámos, conversámos, fizemos moches, cantámos…
O tempo estava bestial! O ANTÓNIO chegou mesmo a ir ao banho. Granda maluco! A caminho para casa fui com ele sempre a dar toques na bola de volei. =)
Depois de chegarmos começámos o nosso momento artístico proposto pela Andreia. Com cartolinas, aguarelas, pastel de óleo e pastel seco de várias cores, canetas, tesoura, lápis e boa disposição, fizemos verdadeiras obras de arte que Nós fazem agora relembrar os nossos momentos juntos. Estávamos todos sentados à volta da mesa e entusiasmados. Pincelavamo-Nós inclusivamente uns aos outros e riamos, sorriamos, conversávamos...
Todos me escreveram algo e me fizeram um desenho. Obrigado!
Lembrámo-Nós também nessa altura em particular da ANITA, da JOANA MARTO e da Mercedes que não puderam estar connosco.
Mais tarde voltámos a ter um outro momento de reflexão. O Silvestre propôs-Nós percorrermos em Silêncio e também a sós, a Via Sacra. Fui para o jardim sozinho e entre cada Estação plantei sementes de diversas plantas na terra, sentindo-a com as mãos. Utilizei apenas um pau nos locais onde a terra era mais dura. Quando terminei, o sol já se tinha posto e lia os textos com dificuldade. Parecia que o dia chegava ao fim no fim da caminhada que fui percorrendo, rezando e plantando as sementes. Sentia-me contente e completo.
Ficaram-me na cabeça as palavras de uma oração que li nesse momento:

"O que é verdadeiramente importante
É buscar a Tua Face bendita.
O que é verdadeiramente importante
É parar de vez em quando
E tentar dizer que Tu és Grandeza, a Beleza,
A Magnificência, o Amor.
O que urge fazer é deixar que Tu fales dentro de mim,
E viver na profundidade das coisas
E no contínuo esforço
De Te buscar,
No silêncio do Teu mistério.

O meu coração continua a bater,
Mas é um bater diferente."

Entrei em casa e já estavam todos de novo a pintar e a ouvir música. Continuámos até à hora de jantar. Ainda falei com a Mafaldinha no telhado da casa e a contemplar a noite, para contar o que tínhamos feito e saber notícias. Falei também com os meus pais. =)
Depois fomos jantar. Estávamos ao rubro. A MARIA ainda estava sobre o efeito magnífico que lhe fez a Coca-Cola que ela tinha bebido ao almoço. =) Só se ouvia gritar: "SENHOOORRRR PORCOOOOOOO!!", em homenagem ao porquinho da Andreia.
Sucederam-se ataques de riso, conversas soltas, sobremesas…
Quando acabámos fomos directos jogar um jogo que o NUNO e a Sónia Nós prepararam. Em equipas de dois, tivemos 50 perguntas de cultura geral para mostrar o que sabíamos! Tudo ao som de um banda sonora fantástica escolhida pelos senhores organizadores. Segundo a Joana o PAULO foi uma revelação. =) Eu e o Silvestre ficámos em primeiro lugar!!!! Vencedores absolutos!!! LOL =)
Nessa noite ainda fomos passear por Porto Covo. Antes de dormir começámos a ver um filme que o António tinha levado. O filme estava ainda longe do fim, mas aos poucos a sala foi ficando vazia porque foram todos saindo para ir dormir. Às 3 horas da manhã já estava só eu e o António e às tantas resolvemos ir também descansar. O final do filme construí eu em sonhos…

Domingo acordámos às 8 horas de novo. Mais uma vez numa alegria enorme. Saltos, guerras de almofadas, o sol matinal…
Tomámos o pequeno-almoço, arrumámos a casa, amontoámos os nossos sacos no jardim, e tirámos mais e mais fotos. Gritávamos a toda a hora: "AQUI VOU SER FELIZ" e fizemos filmes muitos giros pendurados nas árvores e deitados na relva radiantes e a dizer disparates.
No momento da Mercedes dessa manhã ouvimos também uma música que adoro e que fala da amizade… E sabem uma coisa? "Digo mais, não vos trocava por nada desta vida".
O tempo voou! Almoçámos, comemos gelados, e por volta das 4 horas estávamos de volta a Lisboa. Viemos sempre a jogar aos nossos jogos habituais na carinha.
Depois de chegarmos fiquei aqui em casa com o António, a Maria, a Andreia e a Mariana. Ainda fomos passear perto do Tejo na parte sul do Parque das Nações antes de irmos à Missa das 7 horas na Igreja da Luz. Tínhamos de ir à Missa para terminar o Retiro. Quando saímos era já de noite. Estava a acabar um fim-de-semana completo, magnífico e mágico!
Mais um fim-de-semana que passámos juntos e que parece que Nós junta mais e mais.
É um gosto, um prazer, um reforçar, um renascer, uma alegria, são sorrisos…

Um Obrigado profundo ao António, à Andreia, à Maria, à Mariana, à Sónia, ao Nuno, ao Silvestre, ao Paulo, à Joana Barros, à Mercedes, à Joana Marto, à Anita e a Jesus!

[Viva a Porto Covo!! Viva à casa da Maria!! Viva aos 3Nós!! Viva a Mafaldinha que ainda veio jantar comigo no domingo à noite!!]

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Heyyyyyy
Foi bom simsenhor! ( Peço desculpa á Joana por n ter dito de 30 em 30 min "tou a gostar mto!!" :P )
Deu para parar e pensar..reflectir!
Já á tanto tempo k nao sentia uma paz assim!!
Foi também uma excelente oportunidade para vos conhecer melhor...e ta a valer a pena! :)
Porto Covo é simplesmente lindo! so tenho pena de n ter feito como o Antonio fez e ter dado um mergulho no mar!
Ficará certamente na memória!
Um Abraço
VR1

10:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Amigo Tiago,

Tantos e tantos sentimentos vividos durante a viagem...que mais posso dizer, acrescentar ao teu post sobre a viagem?Creio que nada, pois tu relataste-lo com uma magia mais que mágica...mas também, quem não ficaria deslumbrado com Porto Covo e com a Ilha do Pessegueiro (já para não falar na casa da Maria que eu quero comprar)...ihihih

Queria que a viagem fosse eterna e nunca mais desaparecesse da minha memória...mas também, ela foi realmente inesquecível!
Não quero esquecer nada de nada...Nada daquilo que eu senti, nada daquilo que vivemos, pois tudo foi algo de inconcebível, como que um sonho...algo FABULÁSTICO!
granda exagero, ou nao...

Gosto muito dos 3NÓS, porque me fazem sentir um alguém mais especial! Por isso e retribuindo na mesma moeda, fica aqui tb um Obrigado especial a quem merece....A TODOS OS 3NÓS!

Abraço do António.

10:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home