domingo, janeiro 16, 2005

Tempos de um olhar consciente para o futuro

Sexta-feira foi um dia em cheio que hoje recordo de uma forma especial.
Entre as diversas coisas que fiz e que me deram um enorme prazer, relembro agora a hora em que estive a passear sozinho no Parque das Nações [um dos meus locais de eleição da nossa cidade de Lisboa].
Debaixo de um sol forte e enquanto olhava para o rio, pensava nalgumas das inúmeras recordações que este local me traz.
Recordações de momentos agradáveis, divertidos e de lazer, mas que ao mesmo tempo estavam associados à época das decisões e das responsabilidades que obriga a entrada na Universidade.
São recordações de momentos que, desta forma, se assemelham em tantos aspectos aos dias de hoje. Dias em que as mesmas sensações se repetem e em que nos temos de voltar a encontrar connosco próprios.
Tempos de um olhar consciente para o futuro.

E assim, enquanto deambulava ao longo do rio, ia ouvindo mais uma vez os seus conselhos. Ia escutando com atenção o som que ele faz no seu enorme silêncio. Ia olhando os peixes, sempre mergulhado nos meus pensamentos. Ia ouvindo os pássaros e dando asas aos meus sonhos.

Foi então que, assaltado por toda esta tranquilidade, mais uma vez decidi deixar-me levar pelo coração, como o rio se deixa levar na correnteza. Tirar partido da minha vontade, como os peixes tiram partido dos frutos do rio. Aproveitar o entusiasmo que ela me traz, como os pássaros aproveitam as brisas do ar.

Quando dei por mim, coincidentemente, estava perto do Pavilhão de Portugal. Foi debaixo daquela grande aba que, enquanto a observava, me senti confortável com a minha decisão.

Com um olhar mais decidido do que nos tempos antigos e com uma certeza mais profunda, pretendo entregar-me então a mais um projecto de vida aqui nesta terra lusitana inspirada pelas tágides e numa área que sempre me fascinou: a saúde.
Uma área em que talvez possa ser mais pelos outros. Num projecto em que talvez possa ajudar doentes tais como os que vi muitas e muitas vezes a minha mãe reabilitar. Onde essa possibilidade me anima e me faz querer continuar sempre a avançar.

Agora, quero agradecer ao rio, aos peixes e aos pássaros.
Quero voltar sempre àquele local de lembranças que em 1998 foi também criado em tempos de um olhar consciente para o futuro. Não só o meu; não só o teu; mas o de todas as Nações. Pois o nosso futuro passa pelo futuro desta casa que é nossa: a Terra. E como tal temos também de saber respeitar e cuidar d’Os Oceanos.

2 Comments:

Blogger RiseUp said...

Será que te podes explicar um bocadinho melhor...? O_o

Percebi bem?.. Vais tirar outro curso? Medicina? (não vais por menos...)

Bem.. se o que eu percebi é mesmo verdade.. so te posso desejar muito boa sorte (embora não precises assim de tanta :) )

Tantos caminhos para percorrer e tu escolhes um difícil, dou-te os parabéns pela escolha que acredito, também deve ter sido difícil.

Agora.. é so continuar a trabalhar :)

;) *

P.S.: Se percebi mal.. ignora toda a mensagem para trás (ou quase toda) LOL ;D

1:15 da manhã  
Blogger Tiago Krug said...

Bom dia RiseUp!
É claro que me posso explicar um bocadinho melhor. =)
Não vou tirar outro curso pois continuo a achar que o que tirei é o que melhor se adapta ao meu perfil, mas seguem-se outras decisões importantes.
Pretendo continuar a estudar, mas de uma outra forma. Seguir um caminho que também não deve ser o mais fácil de percorrer.
Vou candidatar-me para começar a fazer o meu doutoramento em genética humana. O objectivo vai ser estudar doentes que têm uma doença em particular e que é uma das maiores causas de morte nos países mais desenvolvidos.
É também uma decisão séria que se deve estender pelos próximos 5 anos e por isso a escolha também foi difícil. =)
Obrigado pela sorte que desejaste! ;)
De facto... Agora é só continuar a trabalhar! =)

9:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home